No mercado de movimentação e armazenagem só se fala sobre equipamentos com bateria de lítio, mas por quê?
Ao final desse post, você estará por dentro do porquê as baterias de lítio representam a revolução das empilhadeiras elétricas.
Recarga Rápida, Sem Espera: A primeira característica que mais agrada aos usuários é a rapidez com que as baterias de lítio carregam. Em apenas 2 horas, ganhamos até 8 horas de autonomia de trabalho. Mas não é só isso.
Você sabia que as baterias de lítio não “viciam”?
O nome técnico para isso é “efeito memória” e esse é um fenômeno no qual a capacidade da bateria de armazenar energia diminui se ela for carregada antes de estar completamente descarregada, resultando em perda de capacidade útil ao longo do tempo.
Com o lítio? Não precisa se preocupar, e isso nos leva a segunda principal característica
Cargas de Oportunidade: As baterias de lítio usam um tipo de química que não é afetado pelo efeito memória. Isso significa que você pode recarregar a qualquer momento e por qualquer tempo. Parou 1 hora para o almoço? Coloque para carregar e recupere 50% da carga.
Menos Componentes Mecânicos: As empilhadeiras elétricas não possuem muitos dos componentes mecânicos encontrados nas empilhadeiras a combustão, como motores a combustão interna, sistemas de escape, transmissões, filtros de ar, bombas de combustível, entre outros. Isso significa menos peças móveis sujeitas a desgaste mecânico. Também não requerem fluidos como combustível, óleo do motor ou líquido de arrefecimento.
Maior Densidade de Energia: As baterias de lítio são consideradas as que possuem maior densidade de energia no mercado, muito maior do que suas contrapartes de chumbo-ácido. Essas baterias podem guardar muito mais potência em um espaço menor. O resultado? Empilhadeiras mais compactas e ágeis, prontas para conquistar qualquer espaço de armazenamento!
Em resumo, essas são as principais razões que ocasionaram a aceitação incondicional dos equipamentos com bateria de lítio pelo mercado. Uma tecnologia muito superior a sua imediata antecessora!
Leia as demais reportagens do blog para conhecer ainda mais sobre as baterias de lítio!