Atualmente, as baterias de lítio são mais conhecidas por seu uso nas baterias dos celulares e, mais recentemente, nas baterias de carros elétricos. Existem diversas composições de baterias de lítio, porém a mais utilizada é a bateria de lítio ferrofosfato (LiFePO4) devido à alta classificação de corrente, longo ciclo de vida, boa estabilidade térmica e maior segurança.
O Li-fosfato é mais tolerante a condições de carga total e é menos estressado do que outros sistemas de lítio se mantido a uma alta tensão por tempo prolongado.
Principais características e vantagens:
- Vida útil mais longa (8 a 10 anos);
- Zero manutenção – sem água e sem troca de bateria;
- Alta densidade energética – não perde potência conforme descarrega;
- Mais leve e compacta que baterias de chumbo ácido;
- Sustentável e reciclável;
- Zero poluentes – não há emissão de odores e nem de CO2;
- Zero resíduos – Não é utilizado óleo de transmissão ou fluídos de freio;
- Menos sensíveis a temperaturas extremas (calor e frio);
- Consome 30% menos energia que baterias de chumbo ácido;
- Tempo de carregamento drasticamente mais curto – Carga completa em 2 horas
Essas características, portanto, fazem dessa tecnologia um grande diferencial competitivo na
era da Indústria 4.0.
Produtividade nas empilhadeiras e transpaleteiras
No geral, os tipos de bateria não farão diferença em operar o equipamento em si. O ganho e a economia estão na maior eficiência da bateria de lítio, como, por exemplo:
- Perda de energia 30% menor: A bateria de chumbo ácido vai perdendo potência conforme a bateria descarrega. Os equipamentos de lítio não sofrem desse problema. Uma conta de energia menor vai abatendo o preço inicial mais alto da bateria de Lítio.
- Ganho de 2 horas em autonomia
- Carga de oportunidade: Enquanto você não pode fazer cargas curtas na bateria de chumbo ácido, na de lítio você pode e deve. Vai almoçar? Tomar café por 15 minutos? Deixe a bateria carregando. Trabalhar com a carga alta faz a bateria ter um ciclo de vida mais longo.
Quem mais se beneficia das empilhadeiras de Lítio?
Operações com mais de um turno
Não é incomum que uma operação rode mais de um turno com uma empilhadeira de Lítio. Devido sua maior eficiência, esse cenário se tornou possível.
Operações em câmara fria
As baterias de chumbo ácido não se dão bem com o frio e sua capacidade pode ser reduzida em até 35%. Já as baterias de lítio conseguem manter sua capacidade e podem ser carregadas até dentro das câmaras refrigeradas.
Veja o gráfico abaixo:
A 0°C, a bateria HANGCHA trabalha com mais de 90% da sua capacidade de performance:
Modelos de negócios que possuem margens apertadas:
Ao trocar por baterias de Lítio, imediatamente as contas de energia vão diminuir, o espaço da sala de bateria poderá ser aproveitado para geração de mais receitas e a produtividade vai aumentar.
Conclusão
Diversas operações estão colocando os números na ponta do lápis e verificando que, apesar do valor inicial mais caro, as baterias de lítio são uma tecnologia que compensa. Diversos outros fatores podem ser analisados, portanto entre em contato com nossa equipe de vendas e compartilhe suas dúvidas e as particularidades da sua operação assim poderemos chegar na conclusão se as baterias de Lítio são a indicação correta para você!
comparativo em tabela sobre baterias
Separamos um comparativo em tabela objetivo e de fácil leitura para que você veja os resultados entre esses 2 tipos de baterias para empilhadeiras:⠀
⠀
➡Baterias de íons de lítio: São mais compactadas e possuem maior densidade energética do que as baterias de chumbo-ácido. O custo é mais alto em relação a outra, porém devido a sua praticidade e durabilidade, ela pode gerar uma redução de custo a médio prazo, além de ser um investimento seguro. ⠀
Uma das principais inovações e tendências do agora e futuro.⠀
⠀
➡Baterias de chumbo ácido: São similares a uma bateria de carro comum e geram reações químicas entre as placas de chumbo e ácido sulfúrico, o que demanda manutenção frequente e constante reposição do nível de água. Geralmente são mais baratas em relação as baterias de íons de lítio.